ACD 34 (24/25)- ONLINE - FILMSCHOOL: MODOS DE VER, ATUAR E PROSSEGUIR

11-04-2025

10h - Intervenção de abertura do Diretor da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva, e ex-ministro da Educação, João Costa, dedicada à relação entre criatividade, pedagogia e inclusão, e o lugar das escolas, e papel dos professores no estímulo e criação de oportunidades para o uso de ferramentas criativas no ensino, em particular na relação com os conteúdos online e o uso de ecrã em contexto de sala de aula.

10h45 - Comunicação: "História(s) dos professores no cinema português", por Leonor Areal, sobre as representações de professores na história do cinema português

11h30 - Intervenção de Berit Andersen, coordenadora do serviço educativo da Cinemateket i Oslo, acompanhada por Neva Cerantola, coordenadora da Cinemateca Júnior, sobre cinema, património e metodologias, e relação com escolas, conteúdos e acompanhamenro de alunos e comunidades escolares.

12h40 - Apresentação do projeto de edição ATIVIDÁRIO CINEMA, de Inês Fonseca Santos e André Letria, encomenda do FILMSCHOOL à editora Pato Lógico, com lançamento a 14 de Abril na Feira do Livro de Lisboa, e do atelier para escolas.

13h-

. Almoço oferecido pelo projeto aos convidados e participantes na esplanada do restaurante Palavras de balanço e agradecimento, da Unidade Nacional de Gestão, da Cinemateca Portuguesa, das direções pedagógicas das 2 escolas parceiras

. Anúncio dos vencedores do prémio de fotografia e cinema FILMSCHOOL/Escola Profissional da Metropolitana

. Lançamento do livro CADERNOS DA CINEMATECA: FILMSCHOOL, um manual de referências, práticas e metodologias, com contributos nacionais e internacionais, para além de uma bibliografia e filmografia adequadas para professores, educadores e alunos.

15h - Intervenções de representantes dos festivais e projetos de programação em espaços urbanos: IndieJúnior, Motelx, Casa do Cinema de Coimbra, Curtas de Vila do Conde/Galeria Solar. Esta reflexão integra casos de estudo de relação direta com as comunidades escolares, que escolhemos como exemplo de articulação entre o cinema e a pedagogia, a partir da experiência direta. (No mesmo painel, estará o IndieJúnior, refletindo sobre preocupações/interesses manifestados pelos professores, e diferenças nas duas cidades onde operam Lisboa e Porto, e como as integram na programação; o Motelx, através do seu programa Lobo Mau, para falar sobre como pode um festival, e o cinema de género, trabalhar medos, traumas e expetativas; o projeto complementar do Curtas/Galeria Solar, de Vila do Conde, para uma reflexão sobre como envolver uma cidade a partir de um festival, uma exposição anual e um projeto em escolas, e acompanhar o surgimento de gerações de espetadores; e a Casa do Cinema de Coimbra/Caminhos do Cinema Português, na sua relação com a cidade, e a formação do olhar e do discurso, num contexto, ao mesmo tempo, universitário e em idade escolar, mas também numa lógica de programação contínua e insistente de defesa de um lugar para o cinema na sociedade).

16h - Comunicação de Ricardo Vieira Lisboa sobre investigações em torno do filme ALDEIA DOS RAPAZES (1948) e a representação do assistencialismo e educação no Estado Novo + Comunicação de Maria do Carmo Piçarra sobre abordagens ao cinema português a partir de questões de atualidade – representação e identidade, pós-colonialismo, género e políticas sociais – a partir de casos de estudo de mediação em cinema e inclusão.

17h - Reflexão e comentário final.

19h - Os participantes são convidados a assistir à sessão de projeção do filme JEUNESSE (Julien Samani, 2016: https://www.cinemateca.pt/Programacao.aspx?id=18580&date=2025-04-30)

AÇÃO ONLINE: 30 de Abril, 10h-18h (inclui pequeno intervalo para almoço).

Duração6 horas.
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
Acreditação