1.ª parte – Enquadramento Legal e Conceitos Fundamentais
Princípios da avaliação pedagógica segundo o Decreto-Lei n.º 55/2018;
O papel das portarias regulamentares na operacionalização da avaliação;
A importância da avaliação formativa e sumativa;
Avaliação vs. classificação: desafios e oportunidades;
Prioridades e orientações do Plano "Aprender Mais";
Diferenciação pedagógica e avaliação.
2.ª parte – Estratégias e Boas Práticas Avaliativas
Procedimentos diversificados de avaliação (portfólios, rubricas, observação, autoavaliação, coavaliação);
Feedback formativo: como promover a melhoria contínua dos alunos;
O papel das estruturas intermédias na monitorização e apoio à avaliação;
Reflexão e partilha de práticas entre os participantes.
Data: 25 de fevereiro de 2025 (3.ª feira)
Horário: 17h00
Duração: 3 horas
Duração | 3 horas. |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |